Bem Vindo Visitante |

DADOS TÉCNICOS

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS

Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.

 

De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:

 

•  manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos;

 

•  prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.

 

Alcançar esses objetivos requer manutenção diária em serviços de rotina e de reparos periódicos programados. A manutenção ideal de uma máquina é a que permite alta disponibilidade para a produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço e a um custo adequado.

 

Há dois tipos de manutenção: A PLANEJADA e a NÃO PLANEJADA.

 

A manutenção planejada classifica-se em quatro categorias: preventiva, preditiva, TPM e Terotecnologia.

 

A manutenção PREVENTIVA consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que visam manter a máquina em funcionamento.

 

A manutenção PREDITIVA é um tipo de ação preventiva baseada no conhecimento das condições de cada um dos componentes das máquinas e equipamentos. Esses dados são obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. Testes periódicos são efetuados para determinar a época adequada para substituições ou reparos de peças.

 

Exemplos: análise de vibrações, monitoramento de mancais.

 

A TPM (manutenção produtiva total) foi desenvolvida no Japão. É um TPM modelo calcado no conceito “de minha máquina, cuido eu”.

 

A Terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. Com a terotecnologia, obtêm-se equipamentos que facilitam a intervenção dos mantenedores. Modernamente há empresas que aplicam o chamado retrofitting, que são reformas de equipamentos com atualização tecnológica.

 

A manutenção NÃO PLANEJADA classifica-se em duas categorias: a corretiva e a corretiva a de ocasião.

 

A manutenção corretiva tem o objetivo de localizar e reparar defeitos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo.

 

A manutenção de ocasião consiste em fazer consertos quando a máquina se encontra parada.